30 de junho de 2015

Filme: Coco antes de Chanel


Eu sempre achei a moda algo fútil até assistir a este filme. Mas mesmo sendo algo não muito útil, eu também sempre gostei de moda (paixãozinha). Na bem verdade, a moda sempre foi fútil mesmo, a Coco Chanel é quem foi uma personalidade autêntica. No último post em que abordei o tema moda, eu tratei do assunto de maneira muito mais ampla do que o normal, vendo nos tecidos aspectos de identidades. Isso, é claro, depende de quem os veste!




O filme Coco antes de Chanel conta a vida da grande estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel antes de se destacar no meio da costura.


Nascida numa família relativamente pobre, onde perde a mãe, Chanel é criada num orfanato e lá tem seus primeiros contatos com a costura. Quando mais adulta, trabalha sério numa alfaiataria e no período noturno canta em um Cabaré, onde recebe o apelido de Coco de um dos frequentadores. Este mesmo frequentador (Étienne Balsan) torna-se seu amante e mais tarde um grande amigo, dando-lhe abrigo em sua casa. Num tempo onde a obrigação de toda mulher é se casar, Chanel faz parte da porcentagem que não possui o principal requisito para fisgar um marido rico: família rica. Assim, desprendendo-se dos preceitos da sociedade e mostrando-se uma solteira bem sucedida, Chanel se destaca como uma mulher moderna.


O que realmente mais amei no filme foi a personalidade da protagonista, que não agia conforme a sociedade queria, mas como ela achava melhor. E isso, se ressalta especialmente no seu vestuário (daí minha nova concepção acerca da moda). A querida Coco, que não possuía o ideal de corpo bonito (ao menos para alguns), não dava a mínima para a opinião alheia, é a precursora no guarda-roupas masculino, adaptando algumas peças ao seu corpo e evitando o usual espartilho, peça obrigatória de toda mulher. Deste modo, ela revoluciona a dita moda, ganhando adeptos ao seu estilo confortável e excêntrico.

4 comentários:

  1. Não sabia desse filme e gostei muito da sua indicação. Gostei das caracteristicas que você deu a ela, a personalidade dela, o jeito dela.. fiquei curiosa, ehehehe.
    Adorei ;)

    Beijos, http://quebrarosilencio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o filme, mas me interessei e irei assistir em breve! Amo Chanel, é simplesmente per-fei-to ♥

    [everybody.]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca tempo e assista logo, a Chanel foi uma uma personalidade inspiradora!

      Excluir

Pesquisar este blog