17 de fevereiro de 2014

Semanário de estudos: Planejando...


Mais uma vez o "semanário" não foi publicado no domingo, não por falta de responsabilidade, e sim por falta de rede (e tempo). Este semanário (e também os próximos) não serão mais em quote, quer dizer, não completamente, pois só haverá uma parte na qual colocarei em quote algum relato que fiz durante a semana.


Semana #2: Planejando...

Como na outra semana não houve nada mais além da preguiça, decidi não errar desta vez, pois já que o meu erro tinha sido simplesmente pensar em pegar um livro e estudar um assunto de vestibular. Sei, não parece um erro, mas é, quando não há um planejamento (o que o leva a não execução).

Focando:


Antes de qualquer planejamento é preciso um foco e (se quiser) sub-focos (que seriam os focos menos importantes)! No meu caso, agora, meu foco é passar num vestibular ainda no segundo ano, e meu sub-foco é passar de ano na segunda unidade. São duas coisas muito (digo muito mesmo) difíceis, só que para mim chegando no "quase" já vai ser gratificante.

Cuidando do horário:


Apesar do foco ser a base do planejamento, o horário é o planejamento em si. Pra começar distribuí meu horário em quatro partes: Revisão, Leitura, Fora a escola e Lazer (ninguém é de ferro). E de todo o meu dia, pelo menos 5 horas deve ser dedicado aos três primeiros, e o resto do dia será dedicado ao Lazer (que se inclui em trabalhar, dormir, escola e o lazer em si).
Lembrando que o Revisão são estudos fora da escola mas estudos da escola (tendeu?), como a revisão das aulas do dia. Já o Fora a escola são estudos que não dependem da escola, assuntos que eu mesma escolho me aprofundar. A Leitura é um hobby que se encaixa em estudos, pelo fato de ser muito importante tive de separá-lo dos outros.

E a junção destes dois (foco e controle de horário) formam o planejamento, que é o primeiro passo. E o primeiro passo, é o passo impulsor.

Relato...

De segunda à sexta (nesta semana) dediquei meu horário somente à Leitura. Felizmente terminei de ler "O mundo de Sofia" na quarta-feira (o livro que me prendeu tanto) e foi ótimo pra mim que queria obter conhecimento, e horrível pra mim que queria uma boa história. Não entenderam, né? Tudo bem, eu explico. Quando busco ler um livro, procuro um que tenha uma boa dose de conhecimento e também uma boa dose de bom enredo, e bom enredo este livro não tem. Por outro lado, ele tem muito conhecimento guardado, o que não fez de minha leitura uma completa perda de tempo e paciência.
E logo depois, li "As vantagens de ser invisível". Consegui dividir bem meu horário e já me sinto orgulhosa deste início, que era pra ter sido na semana passada.

2 comentários:

  1. Olá!
    Estava organizando novamente meu site, e vi que estava como minha afiliada. E gostaria de saber se você ainda quer ser.
    Aliás, eu amei seu blog. Sem contar que o novo lay tá diwo u.u
    Beijos, entre em contato.

    http://addictedforfanfics.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog