22 de fevereiro de 2014

E se os filmes fossem mais fiéis aos livros?


Você acha que se os filmes fossem mais fieis aos livros o mundo seria um lugar melhor?
Eu acho. Talvez não 100% mas pelo menos um pouco.
Você, como crítico leitor, como se sente na maioria das vezes que vai assistir a uma adaptação?
Porque eu me sinto muito irritada e sou capaz de criticar até o fio do cabelo de um dos figurantes.
Tá, não é pra tanto. Mas quando a adaptação não me convém, eu caio matando!


O que mais me irrita:

Tudo bem descartar algumas cenas, afinal, não dá pra ser 100% livro, mas acrescentar cenas? Acrescentar coisas nada a ver é causar desgraça. Mas até então tudo bem, ruim é quando o filme (que deveria ter o livro como roteiro) vira algo sem lógica e sem nada do livro, e o diretor tem a audácia de dizer que um foi originado do outro.

A segunda coisa que mais me irrita:

Quando no livro o autor diz "tal personagem era descendente de africano, tinha a pele muito escura, os cabelos muito pretos e os olhos de um castanho escuro muito intenso", ele quer dizer que o ator deve ser como o descrito e não que o personagem do filme deva ser um branquelo, dos cabelos loiros (quase branco) e dos olhos azuis que chega a doer.
Vocês acham que eu estou exagerando, não? Então leia e assista "Querido John" que você vai me entender. E "Querido John" não é o único!
Bem gente, isto foi mais um desabafo de revolta, que um post com assunto direto, mesmo assim não deixa de ser opinativo.

4 comentários:

  1. Sem sombra de dúvida, se os filmes feitos de adaptações de livros fosse mais fiéis aos mesmos, o mundo seria bem melhor, haha.

    Ainda não li "Querido John" (apesar de já ter assistido o filme de mesmo nome), mas senti essa sensação irritante quando assisti a adaptação de "As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada": tipo, da onde surgiu aquele troço de "mancha/nevoeiro verde" que eles colocaram no filme? COISA MAIS PATÉTICA!

    p.s: isso não ter a ver com este post, mas a poesia da Bela Adormecida ficou incrível...

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu tbm fiquei muito decepcionada ao assistir "Percy Jackson e o ladrão de raios" (mesmo tendo lido o livro depois), pra mim foi a morte de todas as adaptações.

      Obrigada, Lari ^^ Mas (sei que já disse e quero ressaltar) você é que é fera com as palavras!

      Excluir
  2. Odeio cenas acrescidas também, que coisa sem noção! Realmente, esse caso de Querido John foi tenso. Custa seguir a descrição dos personagens?

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog