9 de fevereiro de 2014

D.I.Y.: Caderno floral e agenda floral (com tecido)

(Eu com o óculos da minha mãe só pra bancar a nerd)

Ultimamente estou mudando diversas coisas em mim, nesse caso foi a aparência do caderno. Em outros tempos eu procuraria, em diversas lojas, cadernos lindos da Capricho (sim, aqueles que custam os olhos da cara), só que dessa vez optei por algo mais original, mais minha cara. Quer ver??

Caderno e agenda customizados

Resultado da customização.

Nesta customização eu utilizei:
  1. Tecido floral
  2. Cola branca
  3. Cola de isopor
  4. Prego
  5. Vela
  6. Folhas de papel ofício
  7. Imagens imprimidas
  8. Tesoura



Pra começar, foi preciso uma boa playlist. Pra eu me entusiasmar mais e pra quando eu fizesse uma burrada, a música que estivesse tocando me mantivesse calma. Acreditem, é uma boa terapia.


1. Recorte pedaços de tecido suficientes para cobrirem todas as capas e ainda as partes interiores das mesmas.


2. Com um alicate corte as duas extremidades do arame do caderno (mas não muito, você precisará dele quase inteiro) e desencaderne-o, pois você irá precisar da capa livre.
Esta não foi a capa do meu caderno, foi que eu, com minha lerdeza super avançada, só lembrei de tirar fotos quando já tinha colado o tecido. O bom foi que My (uma amiga) tinha um caderno desencadernado.


3. Pegue o tecido e estenda com a estampa para baixo, coloque a capa sobre ele e passe a cola de isopor nas extremidades interiores da capa, onde está pedindo na imagem acima. Prestem muita atenção no pontilhado. Depois, com o dedo, esparrame a cola e vá dobrando o tecido de maneira a colá-lo. Recorte o que sobrar.
A imagem acima é da agenda, mas é o mesmo procedimento com o caderno.


4. Espere por doze horas até que o tecido esteja totalmente colado. Lembrem-se, o tecido não pode tampar os orifícios (aqueles buraquinhos por onde passa o arame) por mais de uma vez, então novamente prestem atenção no pontilhado da imagem anterior.


5. Depois do tempo estabelecido, pegue um prego grande (mas pequeno o suficiente para atravessar os orifícios), envolva uma ponta que tem a "cabeça" dele com um pano (para evitar queimaduras) e deixe a outra ponta se esquentar sob o fogo de uma vela (ou de uma boca de fogão) por 1 minuto. Após este tempo vá com a ponta afiada do prego num orifício, fure o tecido de maneira lenta para que o pano seja derretido, evitando desfiar-se futuramente. A cada orifício esquente o prego por 10 segundos.


6. Depois de furar todos os orifícios, reencaderne o caderno.


7. Se você não gostar da parte interior da capa assim como eu (porque a minha tinha umas ilustrações), pegue uma folha de ofício (pra cada capa), passe cola branca nas extremidades do interior da capa e cole a folha de ofício. Dobre a folha para fora da capa para que se tenha aquelas marquinhas de dobras.



8. Depois dobre para dentro (deixando a mostra parte do tecido) para que se tenha marcas mais visíveis.


9. Quando as marcas estiverem bem evidentes, corte a folha seguindo-as. Mas com cuidado para não cortar o tecido.


10. Esta é uma parte adicional do tutorial (já que o foco é a capa). Selecione e imprima imagens das quais você gosta. O ideal é, ainda no computador, coloca-las num documento Word e lá mesmo definir o tamanho delas, ao menos eu acho mais fácil assim. Depois de impressas é só recortá-las.


11. Para ficar mais criativo, corte as imagens em formatos diferentes. E ainda assim se quiser dar um toque mais "seu", escreva algo que realmente gosta. Exemplo, nessa imagem escrevi uma parte que eu amo numa música do Lenine: "Daqui desse momento, do meu olhar pra fora, o mundo é só miragem...".

E aí galerinha? O que acharam? O único problema é que o tecido pode sujar (principalmente se for claro), mas vocês também podem optar por cobrir a capa (já forrada com o tecido) com papel filme, só que isto deve ser feito antes de perfurar os orifícios (etapa 5). Não fiz isto porque gosto da textura do tecido, o que deixa a coisa mais original ainda.
Pode parecer um tutorial difícil, porque tem textos enormes meus descrevendo algumas etapas, mas é só uma mania de detalhar tudo, como agora. Por isso não se assustem, é bem mais simples do que parece.
PS: contei com a ajuda de Myllena Produções haha'

6 comentários:

  1. Owwwnt *---* gamei, ficaram lindos! <3
    Bem criativo :DD

    ResponderExcluir
  2. Amo customizar cadernos! Não só pela parte terapêutica que isso trás (sim, eu encontro terapia em customizações, haha), mas também pelo fato de que depois ficam tão bonitos e exclusivos... No meu de matéria, este ano, coloquei uma capa bordô lisa e colei várias chavinhas (dessas fracas, que pertenceram a diários perdidos na infância ou cofrinhos de "R$1,99") numa das pontas. E olha que adorei o resultado!

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho uma terapia e tanto! Posta a customização, por favor, seus posts me inspiram e incentivam bastante :))

      Excluir
  3. Minha mãe já fez isso uma vez :3
    acho super legal

    http://sammy-inwonderland.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog