13 de janeiro de 2014

Sessão Filme - Nacionais


Atualizando a tag "sessão filme" (uma tag que mal tinha começado e já estava semi morta). Aqui não estão os meus filmes nacionais favoritos, mas sim filmes que eu indico a vocês porque sei que mudaram seu senso crítico. Também não último lançamento e talvez não estejam entre os mais populares. O que eu quero dizer é que são filmes dos quais eu gosto e escolhi por acaso.


Auto da compadecida


No vilarejo de Taperoá, sertão da Paraíba, João Grilo e Chicó, dois nordestinos sem eira nem beira, lutam pela sobrevivência continua. João Grilo e Chicó preparam sempre inúmeros planos para conseguir alguns trocados. Novos desafios vão surgindo, provocando mais confusões armadas pela esperteza de João Grilo, sempre em parceria com Chicó, mas a chegada da bela Rosinha, filha de Antonio Moraes, desperta a paixão de Chicó, e ciúmes de dois outros pretendentes da moça. Os planos da dupla, que envolvem o casamento entre Chicó e Rosinha e a posse de uma porca de barro recheada de dinheiro, são interrompidos pela chegada do cangaceiro Severino que saqueia toda a cidade, porém, nem ele é capaz de acabar com a esperteza de João Grilo, este que bola mais um plano que coloca em risco sua própria vida.
Adaptado, créditosGlobo filmes




Na minha opinião o melhor filme de comédia brasileiro, quem assistiu sabe. Este filme é uma adaptação da obra de Ariano Suassuna, um clássico do antigo nordeste, muito cativante e até mesmo comovente. Os planos do João Grilo são todos muito criativos. Devo dizer também que todos os atores atuaram super bem. "Num sei, só sei que foi assim" quem melhor poderia ter citado isto?


Tropa de elite 2: o inimigo agora é outro


“Sistema”, foi essa a palavra mais utilizada pelo Coronel Nascimento no filme Tropa de Elite 2. Ao contrário do anterior cujo mal de toda sociedade se encontrava na periferia sob comando dos excluídos e marginalizados, o Coronel Nascimento bate de frente com algo maior e mais poderoso, dessa vez não basta uma simples chacina planejada e bem efetuada pelos “faca na caveira” para resolver. Os policiais e políticos corruptos, agora livres dos bandidos, formaram milícias poderosas que não vêem limites para continuar comandando a situação e lucrando em cima das comunidades... Utilizaram o poderio do BOPE para assim assumirem o poder. O Coronel Nascimento, destituído do seu cargo no BOPE devido a uma contenção de uma rebelião que teve péssima repercussão, em razão da morte de um bandido na frente de um ativista dos Direitos Humanos que negociava o fim do motim, assume o cargo de subsecretário da segurança e vê que o buraco era bem mais embaixo do que ele pensava.
Adaptado, créditosWelber Mascarenhas


Gosto de filmes de ação, mas não com exagero violência. O que realmente me fez gostar deste filme foi o fato dele ter uma quebra de expectativa, mostrando que muitas vezes os criminosos são os aliados. Vou explicar melhor, este filme aponta que a criminalidade está no meio de onde só deveria existir honestidade, nas mãos de pessoas que deviam cuidar da sociedade. Acho fodástica a narração do filme (e olha que eu não costumo gostar de filmes com narração), é tão filosófica e ao mesmo tempo popular e comum. Ah, e é claro que eu não poderia deixar de citar o jornal Mira Geral, "senta o dedo!".


O palhaço


Benjamim trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar. Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola, a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta, Dona Zaira e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.
Adaptado, créditosAdoro Cinema


Assistir este filme me levou a uma reflexão de vida. Será que eu deveria estar mesmo aqui? Uma reflexão um tanto egoísta, do tipo que faz pensar na busca da própria felicidade. Com uma história alegre e triste ele nos comove, é fácil se identificar (principalmente os jovens, que são os perdidos).

Bem, esta foi minha breve opinião sobre cada um dos filmes, eu evitei falar sobre o tanto que um mexeu comigo senão eu me empolgaria e o post ficaria um tanto cansativo.

2 comentários:

  1. Ótimos filmes, inclusive já estava pensando em fazer um post como esse e dois desses filmes estavam lá. Até porquê nunca assisti Tropa de Elite, mas com certeza deve ser ótimo (digo isso pelos prêmios e atores). Gosti ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São todos ótimos mesmo!! Vale a pena indicar o "Auto da compadecida" e "O palhaço".

      Excluir

Pesquisar este blog